• Ads Avançado
  • Posts
  • #54 Redução do custo através do engajamento 📈

#54 Redução do custo através do engajamento 📈

O impacto da interação no custo dos anúncios

Foto de: Matthew Henry no Burst.

#54 Redução do custo através do engajamento

Talvez essa seja uma das estratégias mais subestimadas para reduzir o custo de uma campanha de mídia paga. E apesar do meu foco ser Meta Ads, essa dica funciona em outras plataformas também.

Quando o assunto é anúncios, especialmente de plataformas sociais, o algoritmo tem um grande papel no desempenho da sua campanha.

Assim que você finaliza a configuração da sua campanha, a Meta já faz uma estimativa do valor que você deve gerar para o usuário e quais os tipos de usuário que ela pretende colocar na sua frente. Tudo isso antes mesmo do anúncio rodar.

Na prática, o usuário tem um padrão de consumo na plataforma e esse consumo é traduzido em sinais para a Meta. Sinal de que o usuário gosta de um tipo de conteúdo, um tipo de mídia, um assunto, uma pessoa, etc.

Ao criar uma campanha, você está dando parâmetros para a Meta fazendo um cruzamento de sinais entre o que você quer e o que os usuários querem.

Mas tem um elemento que pode impactar e inclusive alterar o curso de um valor pre-definido pela Meta: o engajamento no criativo.

Engajamento no Criativo

Quando seu anúncio tem mais interações, ele impacta diretamente em alguns fatores que a Meta analisa no seu anúncio:

  • Qualidade do anúncio (para feedback positivo)

  • Alcance orgânico (sim, seu anúncio pago também tem alcance orgânico)

  • Prova Social

  • Qualificação do público

Esses são benefícios que podem reduzir o custo de absolutamente qualquer campanha em qualquer plataforma.

A dica de hoje é você dedicar um tempo maior olhando para os fatores que levam a engajamento no seu criativo. Quando for pensar em um anúncio, faça o exercício de pensar em algo que pode atrair interação, comentários, compartilhamentos.

Profissionais muito conhecidos no mercado contam com orgulho como utilizam temas altamente polarizados para construir esse tipo de criativo e reduzir o custo. Outros, inclusive gestores de mídia de profissionais admirados, assumem que é uma estratégia válida provocar as pessoas nos comentários para que elas possam gerar mais interação e reduzir o custo do anúncio.

Se você me conhece um pouco, já deve imaginar minha opinião. Eu acho desnecessário. Brincar com as pessoas ou o sentimento delas nunca é uma estratégia válida do meu ponto de vista. Mas funciona? Funciona.

Eu só não recomendo utilizar dessa forma, ao invés disso, pegar o caminho mais difícil e dedicar mais tempo buscando criativos que gerem um debate saudável ao invés de algo que vai fazer o público se sentir mal, desconfortável.

Não acho que vale tudo pelo engajamento

Aliás, existe toda uma linha de profissionais que vivem em cima do desconforto das pessoas. E talvez você até pense que este é o único caminho.

Me permita te dizer o contrário. Você não precisa jogar os problemas, defeitos, desconfortos na cara de uma pessoa para que ela possa comprar seu produto ou serviço. E quando isso é feito, pode ser feito de uma forma que a pessoa não se sinta um mal com ela mesma. Existe uma diferença entre falar sobre um problema e a pessoa se relacionar com o conteúdo e jogar um problema na cara da pessoa.

Nunca vou esquecer em uma palestra quando um profissional disse "Seu objetivo tem que ser fazer a pessoa se sentir um lixo.". Não sei te dizer me quantos níveis isso me marcou.

É um daqueles momentos onde você olha e vê claramente que não quer fazer parte daquele movimento. E está tudo bem as pessoas pensarem diferente, acho que o mercado fica mais rico com pessoas com perfis diferentes.

Tem gente que olha e fala "cara, que genial.". Com o tempo a gente aprende a não lutar contra o mercado, mas fazer o que a gente acredita que é correto.

Essa newsletter acabou tomando outro rumo 😂

A moral da estratégia é que você não precisa comprometer seus valores (ou da sua marca), fazer sorteio, provocar as pessoas, trazer algo negativo para a mesa, quando você pode impactar as pessoas de uma forma positiva.

E não confunda utilizar frameworks conhecidos como o PSA (Problem, Agitate, Solution) ou estratégias de copy para criar relação/interesse/desejo pelo seu produto, com o que acabei de dizer. Eu só acho que não vale a pena em 2023 fazer um anúncio fazendo a pessoa se sentir mal só para gerar engajamento.

CTA: Na próxima vez que for gerar um criativo, preocupe-se com o engajamento que ele irá gerar e qual será o impacto desse engajamento para amplificar o anúncio, descoberta e prova social.

Último dia para a enquete ⤵️

Uma boa semana!

Que você tenha uma ótima semana e que seja cheia de boas notícias ☀️