#77 A nova era da IA Generativa na Meta

Meta AI e o futuro da IA generativa na plataforma

Meta Connect 2023

#77 A nova era da IA Generativa na Meta

O que a Meta está fazendo com IA é surreal.

De onde eu vejo, o motivo é muito simples. IA não é o principal produto deles, então eles vão simplesmente continuar inovando e dando "de graça" o que as outras empresas estão cobrando.

Tudo começa de forma muito simples, com Stickers baseado em IA generativa. Você descreve o que quer, e a Meta cria o seu sticker para o WhatsApp.

IA + Stickers

IA Generativa no WhatsApp

Depois você tem algo surreal que é a utilização de IA generativa de forma nativa no Instagram.

IA Generativa no Instagram

Você tem noção que faz poucos meses que a Adobe incorporou esse tipo de IA no Photoshop? Não estou comparando os dois, claro.

Mas é o primeiro produto com esse alcance que incorpora de forma nativa IA generativa para imagens. Eu consigo ver claramente um aumento no tempo gasto na plataforma devido à implementação das novas experiências de IA.

A Meta não anunciou isso, mas eu acredito que em breve teremos as legendas também nativas no editor do Instagram.

Anúncio da Meta AI

Para mim esse foi o principal anúncio do evento. A Meta AI é muito mais do que um assistente, é uma camada de IA que unifica a plataforma.

A Meta AI é o "ChatGPT" da Meta e você vai poder acioná-lo a partir de qualquer lugar, do WhatsApp, DMs do Instagram e Messenger.

Apresentação do Meta AI

Utilizando o @Meta AI você poderá chamar a IA da Meta e interagir, pedir para ela criar imagens e em 2024, ela passará a ser multimodal. O que significa que essa IA poderá processar áudio e vídeos também. Insano.

A Meta também anunciou que o novo óculos de realidade aumentada terá acesso à Meta AI de forma nativa. Mas eu quero comentar mais sobre AR/VR em outro momento.

A inovação com Perfis Sociais

O anúncio que mais me chamou a atenção foram os perfis sociais. Eu achei surreal.
De uma forma bem resumida, a Meta colocou bots alimentados por IA generativa em especialidades distintas. Por exemplo: cozinheiro, treinador físico, humorista, etc..

Meta Social Profiles

Esses perfis sociais especializados poderão ser acessados diretamente no WhatsApp (e em outras plataformas. Você vai poder interagir e conversar com eles, ver as expressões faciais.

É como se o ChatGPT tivesse um avatar para representar o que ele pensa, mas neste caso, temos pessoas reconhecidas e que vão deixar sua personalidade transparecer em um diálogo. A ideia não é simplesmente parecer um robô.

Social Profiles + Realidade Aumentada

Em outro momento, o Mark Zuckerberg compartilhou o que eu acredito que seja uma das primeiras representações de um futuro mais social em um cenário realista.

No futuro, usando o óculos de realidade aumentada com Meta AI, você terá acesso a essas personalidades e elas também poderão interagir entre si (aparentemente).

O mais incrível é que não estamos longe desse cenário, ele deve acontecer já em 2024, pelo menos em beta.

Parece inocente, mas qual será o impacto de ter cada uma das profissões do mundo mapeadas em bot que está acessível gratuitamente no seu WhatsApp?

Como isso muda a percepção de valor da informação no futuro e quanto tempo até outras empresas disponibilizarem o mesmo.

Eu ainda tenho várias considerações a fazer, especialmente no contexto de anúncios, mas vou terminar de assistir o evento para ter algo um pouco mais embasado para comentar.

Por hora, a Meta assume um papel de protagonismo no cenário de IA Generativa e isso impacta toda a suíte de aplicativos da plataforma.

Só para você refletir, imagine o que a Meta vai fazer com os anúncios que são a principal fonte de faturamento dela?

Fico animado porque aparentemente vamos viver a melhor época da história para os anúncios, mas isso irá exigir um bom nível de adaptação.

E claro, você pode contar comigo para te guiar neste universo incrível da mídia paga e o impacto da IA no planejamento e na execução das suas campanhas.

Meu foco aqui é que você tenha resultados cada vez melhores \o

Vote na enquete da semana ⬇️

Tudo no seu tempo!

Quando estamos diante de muitas novidades e transformações profundas, eu gosto de lembrar que está tudo bem ir mais devagar.

Nunca deixe uma notícia ou inovação causar um mal-estar a ponto de você pensar que “está ficando para trás”.

Ter o conhecimento é sempre bem-vindo, mas implementar tem a ver com priorizar.

E eu só digo isso porque com frequência me sinto assim e preciso lembrar do que é realmente importante no dia. Então resolvi compartilhar o pensamento com você.

Um abraço e ótimo dia.