#93 Q3 e Futuro da Meta 📈

Resultados financeiros do 3o trimestre de 2023

#93 Q3 e Futuro da Meta

Na reunião de acionistas para o 3º Trimestre de 2023, a Meta reportou alguns números bem incríveis. Eu quero analisar rapidamente alguns pontos que me chamaram a atenção.

Eu chamo essa edição de Parte 2, porque a Meta manteve um nível de coerência muito grande com relação ao 2º trimestre de 2023. Se você quiser revisar o conteúdo, pode consultar a Edição #38 da Newsletter.

Os pontos principais para curto prazo continuam: inteligência artificial, reels, anúncios/ferramenta para negócios e infraestrutura. Enquanto no longo prazo temos uma visão muito mais clara de que o objetivo da Meta é a união do físico com o digital. Muito diferente do que as pessoas esperavam de um "Metaverso" onde você estaria isolado do resto do mundo.

Eu acredito que neste ponto, o Mark Zuckerberg foi uma das pessoas mais mal compreendidas do mercado. Desde o início, o Metaverso era um projeto para 5 a 10 anos. Nesta semana iremos completar 2 anos do anúncio do Metaverso. E o objetivo sempre foi conectar, não distanciar.

Você consegue quantificar a evolução de 2 anos neste cenário? Entre as soluções de realidade mista, Horizon, Quest 3, a Meta claramente está jogando um jogo de longo prazo e tem sido vocal sobre isso.

No geral, o mercado não consegue absorver a ideia de planos de longo prazo e a Meta foi amplamente impactada por isso. O "ano da eficiência", frase de destaque do Zuckerberg em 2023, é uma resposta direta a esse comportamento do mercado.

O que a Meta está fazendo é utilizar o que está funcionando agora, a família de Apps e os anúncios, para financiar a próxima jornada da empresa. Essa jornada envolve ampliação das ferramentas e ofertas de mensagem e inteligência artificial. Para o longo prazo, realidade mista apoiada por IA.

Eu separei alguns pontos rápidos com insights pontuais para você ficar por dentro das últimas novidades.

  • O Gateway da API de Conversão agora está disponível para Google Cloud. Leia aqui.

  • As impressões dos anúncios aumentaram 31%.

  • O preço médio do anúncio caiu 6%.

  • O Reels Ads agora é um formato que atingiu o breakeven. Ele não dá mais prejuízo para a Meta e isso aconteceu antes do esperado.

  • A Meta mantém uma expectativa modesta de lucro para 2024 com Reels Ads porque não querem forçar muitos anúncios neste posicionamento.

  • Já é possível ver algum impacto da guerra gerando volatilidade nos anúncios, mas eles ainda tem poucos dados a respeito.

  • O tempo gasto no Reels aumentou 40% desde o lançamento.

  • 50% do tempo gasto na plataforma (Facebook/Instagram) é com o consumo de vídeos.

  • O Threads tem quase 100 milhões de usuários ativos e o plano da Meta é que nos próximos anos ele chega a 1 bilhão de usuários. Repare que é um planejamento de anos, não meses.

  • Com aumento de 36% o "Resto do Mundo" e a Europa foram as regiões que mais cresceram investimento com anúncios (com o Brasil incluído).

    Obs.: Não é curioso a Europa ter crescido em número de anunciantes?

IA + Negócios

Falando especificamente sobre IA, a Meta começou um projeto em alfa do Business AI. A ideia é que cada negócio tenha sua própria IA para automatizar atendimento e vendas.

Em diversas ocasiões foi citado o impacto da utilização de IA para gerar criativos, inclusive vídeos, de forma automatizada. A ideia da Meta aqui é que as pessoas que não conseguem executar um anúncio, possam passar a considerar porque o processo será totalmente automatizado.

O impacto aqui é diferente para anunciantes pequenos e grandes. No geral eu vejo como uma ótima notícia para quem trabalha com mídia paga. Os usuários devem chegar mais qualificados e o número de anunciantes na plataforma deve aumentar significativamente após a implementação desses recursos com IA generativa.

As campanhas de shopping Advantage+ chegaram a um faturamento de $10 bilhões e 50% dos anunciantes hoje já utilizaram otimizações automáticas de criativos.

Mensageiros como futuro/presente

Hoje na plataforma são trocadas mais de 600 milhões de mensagens POR DIA com negócios. É um número surreal. Brasil e Índia sempre aparecem em destaque com relação ao uso do WhatsApp, mas eu

consigo vislumbrar um cenário onde a adoção da plataforma pode aumentar significativamente no futuro.

Novidade quem empolgou

Um dos comentários foi com relação a criar condições para que os profissionais de marketing conectem suas próximas ferramentas de dados a plataforma. Nós já vimos isso recentemente com a integração de catálogo e campanhas advatange com o Google Analytics. Isso era impensável até pouco tempo atrás.

Pelo visto no futuro teremos ainda mais ferramentas e formas de trabalhar com dados primários. Então fique atento porque ter um portfolio de dados (CDP) será essencial para manter sua performance no futuro.

Também tivemos a confirmação de que novas experiências que sejam executadas dentro da plataforma devem ser lançadas num futuro próximo. O que confirma o foco da Meta em estratégias de dados primários e secundários. Não que alguém estivesse duvidando disso, mas é bacana ver que não existe como contrariar a informação neste momento.

Existe um potencial enorme para o formato de experiência instantânea e espero que a Meta traga ainda mais soluções, inclusive a opção modular de Lead Ads que nós já tivemos no passado.

O Efeito China nos anúncios do Brasil (e no mundo)

O investimento da China ganhou destaque em 3 regiões: EUA, Europa e Brasil, que puxou o crescimento da nossa região com um aumento de 20% nos anúncios. Considere que a Meta é uma empresa global. É difícil em uma reunião de acionistas uma ação específica entre dois países receber esse tipo de crédito.

No entanto, a China, como anunciante, foi citado em 3 ocasiões diferentes. Apesar deles não comentarem o número, o impacto deve ter sido bem considerável para impactar em 3 grandes regiões diferentes. Gostaria muito de ver esses dados de forma mais granular, mas no momento a Meta na disponibiliza.

Por hora, fica claro que a China teve um papel essencial no crescimento do faturamento da Meta neste trimestre.

Confira os dados no Instagram

Q&A: Para negócios locais, vale a pena rodar os anúncios somente em horário comercial?

🗳️ Vote na enquete da semana

Sua opinião é super importante e basta um único clique na resposta.

Que semana!

Muitas novidades e muito o que ponderar para o futuro. Você pode contar com a newsletter do Ads Avançado para mais insights e estratégias de Meta Ads que irão contribuir para que suas campanhas performem cada vez melhor.

No final, nosso desejo é que seu negócio vá para o próximo nível e estamos determinados a fazer isso acontecer.

Um abraço e um ótimo dia.