#68 O que reinicia a fase de aprendizado?

Conheça os critérios para não errar

Foto de Katie Harp na Unsplash

#68 O que reinicia a fase de aprendizado?

A lógica é simples. Se a Meta está aprendendo sobre o seu conjunto de anúncios com base nos parâmetros que você escolheu e você muda os parâmetros, ela precisa recalcular a rota.

É o equivalente a traçar um caminho no GPS e mudar a rota ou estrada no meio do percurso.

Qualquer mudança vai impactar de alguma forma seus anúncios, mas algumas reiniciam a fase de aprendizado.

Você quer evitar esse reset, especialmente quando está buscando estabilidade e/ou escala. É fundamental saber quais são os fatores de impacto para que você possa se planejar e não prejudicar a performance da sua campanha.

Existem duas categorias de mudanças: as mudanças que com certeza vão reiniciar o aprendizado e as mudanças que podem reiniciar dependendo da intensidade da mudança.

Só para lembrar, no gerenciador de anúncios você encontra a opção de visualização quando foi a última alteração significativa que você fez.

Separe que na imagem abaixo, houve uma edição que foi registrada, mas não foi considerada significativa e por isso, não impactou na fase de aprendizado.

É isso que você está buscando quando está em um processo de escala.

Pontos de atenção e a exceção Advantage.


Fatores que reiniciam a fase de aprendizado:

  • Qualquer alteração na segmentação.

  • Qualquer alteração no criativo do anúncio.

  • Qualquer alteração no evento de otimização.

  • Adicionar um novo anúncio a um conjunto de anúncios.

  • Pausar um conjunto de anúncios por sete dias ou mais.

  • Alterar a estratégia de lances.

Fatores que talvez reiniciem a fase de aprendizado (dependendo da intensidade):

  • Alterar a verba da campanha/conjunto de anúncios.

  • Valor do controle de lance, custo ou ROAS.

  • Valor do limite de gastos do conjunto de anúncios.

Essas são as alterações que você precisa se preocupar, mas tem outro cenário: CBO / Advantage Campaign Budget.

Neste cenário, porque a gestão é feita utilizando a inteligência artificial da Meta, existem algumas exceções:

  • Neste cenário, você pode adicionar um novo conjunto de anúncios a uma campanha sem arriscar reiniciar a fase de aprendizado. Isso é ideal para quando você quer testar novas variáveis ou escalar, mas não quer alterar um conjunto que você sabe que está indo bem.

  • A redistribuição de verba não reinicia a fase de aprendizado. Essa é uma das maiores vantagens dos orçamentos Advantage. Mesmo que a Meta diga isso, eu ainda não arriscaria uma grande mudança em um cenário crítico, mas aqui você já sabe que tem uma margem maior para trabalhar com o orçamento.

  • Porque a gestão é feita a nível de campanha, você pode pensar que uma alteração em um único conjunto de anúncios irá afetar automaticamente os outros. Mas não é assim que funciona, pode ficar tranquilo. Se fizer uma alteração em um conjunto (CBO), somente ele será impactado.

Agora você já tem em mãos uma maneira bem rápida e prática para analisar as alterações e executá-las de uma única vez para mitigar o risco de fazer uma edição significativa.

Vote na enquete da semana ⬇️

Mudanças na próxima semana

Já há algum tempo estou considerando centralizar o conteúdo na minha marca pessoal. A partir da próxima semana, eu e a Maria vamos tomar algumas medidas mais ativas com relação a isso.

Então estou te avisando com antecedência para você não estranhar a mudança. Em termos de conteúdo, algumas frequências vão ser reavaliadas e o calendário também.

Contamos com a sua compreensão desde já ❤️

Um abraço,

Estêvão e Maria